terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ROTA - SERRA GRANDE

A Serra da Ibiapaba, ou Serra Grande, separa o Ceará do Piauí. É uma grande chapada que se estende ao longo da linha oeste do Estado e tem mais de 5.000 km². Nela encontram-se ainda algumas cidades em litígio, onde os habitantes não se compreendem ainda como cearenses ou piauienses. Com altitude que oscila entre 700 e 900 m, nas partes mais ao norte, o clima chega perto dos 15 ºC, um refrigério em tempos de seca no Ceará. Como a primeira viagem de 2013 aconteceu no Carnaval, escolhi uma rota alternativa para fugir do intenso fluxo de carros que deixam a capital cearense nesse período, rumo às praias e serras. 
Saímos (eu e minha companheira de viagem) de Fortaleza e fomos para Maranguape e depois Itapebussu, onde pegamos a estrada do Cedro, 42 km de piçarra com aquelas pedras pequenas e redondas que fazem a moto flutuar sobre a estrada. Também tinham algumas pedras grandes que faziam a moto sair do ponto de equilíbrio, uma aventura que não estamos dispostos a repetir.

A primeira parada foi em Maranguape para comer panelada e carneiro guizado às 7h da manhã, mas essa aí, foi às 8h, na localidade de Matias, na estrada do Cedro, metade da piçarra para Pentecoste.

Mapa do trajeto até Pentecoste.

Localidade de Matias, Pentecoste, CE.

Sobra na mesma localidade.

O açude Pereira de Miranda, em Pentecoste, castigado pela seca. Quando tem inverno, o banho acontece a partir do lugar de onde a foto foi tirada.

Açude Acaraú-Mirim, balneário oficial dos carnavalescos de Massapê, Boa Esperança, Tuína, Bela Vista e região. No lado direito, onde não aparece na foto, haviam incontáveis motos com a incrível média de dez motos para um capacete. Gosto de entender esse fenômeno como uma transição do jumento para a moto. Só isso explica a repugnância que o sertanejo tem ao capacete e a demais acessórios de segurança. Talvez vejam a moto como um jumento motorizado e não como um veículo de condução complexa e perigosa.

Mapa do trajeto Pentecoste - Araquém

Descanso em Santana do Acaraú

"Motociclista" na parede do açude Acaraú-Mirim. Devia estar me achando um otário com capacete, luvas, jaqueta, calça jeans e protetores de perna.

Serra da Meruoca.

Serra Grande vista do Araquém.

Bom, agora tem no mapa!

Jumento nas margens do açude Angicos, procurando algo verde para comer.

Parede do açude Angicos.

Ponte sobre o sangradouro do açude Angicos.

Sangradouro.

Parada para fotos na Serra Grande.

Serra Grande.

Rampa de decolagem de Asa Delta e Paraglide na Serra Grande.

Asa Delta na Serra Grande.

Ponto extremo da rampa de decolagem.

Paisagem da Serra.

Momento de reflexão ou de meditação, ou até mesmo de pensar em nada.

Curvas sinuosas da Serra.

A prova de que a Serra é uma Chapada.

Vista da estrada.

Caminhão com duas carrocerias na estrada.

Ensinando a galera a voar.

Subida da Serra.

Paisagem da Serra.

A padaria mais retrô de Viçosa do Ceará.

Matriz de Viçosa.

Bafômetro na chegada: 0,00.